Rótula, patela, ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), menisco. Todos esses são componentes do joelho, uma das mais complexas articulações do corpo humano.
É o joelho que permite que o ser humano caminhe, corra, abaixe-se, jogue futebol, pratique exercícios físicos e suba escadas, além de muitas outras atividades que fazem parte do dia a dia.
É por esse caráter essencial para o funcionamento da vida que a ortopedia ganhou uma subespecialidade: a ortopedia de joelho. Ela é colocada em prática através de médicos que se especializaram e realizaram estudos aprofundados para entender melhor essa parte do corpo e as doenças que podem assolá-la.
A ortopedia de joelho trabalha em conjunto com outras especialidades médicas, como a medicina esportiva, que entra em cena quando o paciente é um atleta ou praticante de atividades físicas.
Já a fisioterapia participa do processo de tratamento do paciente quando é necessário realizar procedimentos que envolvem reabilitação ou fortalecimento da articulação. Já a cirurgia de joelho é aplicada quando é preciso tratar de condições mais graves.